sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PARA QUEM QUISER SABER MAIS, FICA A DICA!!

Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo


Front Cover

ISSO É BEM LEGAL!!!



Projeto de inclusão digital para idosos e deficientes recebe prêmio internacional

30/11/2010 16:30 - Portal Brasil


O projeto Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital (Stid), desenvolvido pela Fundação Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e financiado com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), foi um dos ganhadores do Prêmio Frida/eLAC 2010.

A premiação seleciona projetos de pesquisa ou inovação que tenham contribuído para avanço da sociedade da informação na América Latina e no Caribe. O Stid foi premiado na categoria infraestrutura e acesso, e recebeu também o prêmio ouro por ter sido escolhido como um dos destaques do Frida/eLAC 2010.
Executado entre 2005 e 2009, o Stid desenvolveu soluções voltadas para inclusão digital de pessoas com dificuldades para interagir com o computador, como idosos, deficientes auditivos e visuais e, ainda, pessoas semianalfabetas e analfabetas. O projeto recebeu R$ 24 milhões do Funttel.
Um dos resultados da iniciativa, que envolveu uma equipe de aproximadamente 60 pessoas, é um modelo de interação para interfacesweb com foco em serviços de governo eletrônico (e-gov). Além de interfaces inclusivas voltadas para o público-alvo, foram desenvolvidos dois serviços de governo eletrônico: o Inclua Saúde, que permite agendar consultas médicas por meio do computador ligado à internet, e o Previdência Fácil, com informações sobre aposentadoria.
Os serviços foram instalados nos telecentros das cidades-teste e permitiram avaliar o processo de inclusão digital por meio de serviços de e-gov e interfaces inclusivas.


REFERÊNCIA: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/30/projeto-de-inclusao-digital-para-idosos-e-deficientes-recebe-premio-internacional